CONCRETO OU PAVERS: QUAL A MELHOR OPÇÃO PARA SUA CALÇADA?

Quando a obra vai se aproximando do fim, chega o momento de fazer os últimos serviços e entre eles está a calçada. E nesse momento surge a dúvida: qual melhor material para calçada?

Para poder ajudar quem está em dúvidas, seja na fase de projeto ou quem já está próximo da execução, vamos comparar dois dos materiais mais utilizados nas calçadas atualmente: o concreto convencional e o bloco pré-moldado de concreto, o famoso paver. 

Os dois métodos se utilizam do mesmo material: o concreto. Portanto, a grande diferença está na forma de aplicação e como esse material será empregado na sua calçada. Por isso, entender melhor algumas diferenças pode ajudar na sua escolha.

Padronização

A padronização é um ponto muito importante a ser lembrado. No caso de concreto feito in loco é impossível garantir a uniformidade do concreto. A cada traço feito, as quantidades de areia, água, cimento e brita podem mudar, ainda que pouco, mas o suficiente para que o resultado final do produto seja heterogêneo. O aspecto visual diferente ao longo da área já um indicativo ruim, contudo o principal problema da falta de padronização do concreto na calçada é que os índices de variação volumétrica ficam diferentes. Isso significa que o concreto vai se dilatar e contrair em proporções diferentes, aumentando bastante o risco de trincas e fissuras.

Esse problema já não acontece se a calçada é feita com blocos pré-moldados. Os pavers, especificamente, são produtos industrializados, produzidos com rigoroso controle de qualidade, garantindo assim todas características de desempenho, incluindo a padronização e homogeneidade.

Instalação e serviços complementares

A instalação dos dois de tipos de calçadas é bem diferente. Calçadas de concreto devem ser preparadas, niveladas, e no caso de tráfego intenso de pessoas é uma boa prática armar a estrutura antes da concretagem. A concretagem deve ser feita, sempre que possível, de maneira ininterrupta, para garantir que o concreto se torne monolítico. Depois da concretagem, é preciso respeitar o período de cura antes de executar qualquer novo serviço complementar, como por exemplo a execução das juntas de dilatação (se elas não foram posicionadas antes da concretagem) e pintura.

A preparação do solo para instalação de pavers deve respeitar as recomendações da norma e do fabricante, especialmente em relação a compactação e níveis de rebaixamento do terreno. São feitas camadas de areia ou pó de brita para depois serem colocados os blocos. O paver não é aderido com argamassa, por isso sua instalação é bem rápida, podendo chegar até a 150m² por dia. O contato das peças fazem o intertravamento, e não é necessário a execução de nenhum tipo de junta de dilatação, pois os próprios encontros entre as peças já permitem a movimentação de toda a calçada, evitando assim qualquer tipo de problemas com trincas e fissuras. Por não utilizar argamassa de assentamento, não há nenhum processo de cura e a calçada já está liberada ao tráfego imediatamente após o término da execução do serviço.

Durabilidade e Manutenção

Ao longo dos anos as estruturas de concreto, especialmente as que estão expostas ao sol, chuva, sujeira e abrasão, tem a tendência de apresentar falhas. Mesmo com juntas de dilatação executadas, é possível que as movimentações térmicas levem à falhas. Além disso, umidade, surgimento de matéria orgânica como lodo, vegetação, são outros problemas comuns nas calçadas de concreto. Por isso, é preciso tomar cuidado quando os primeiros sinais de problemas aparecerem, e fazer as manutenções periódicas na calçada.

As calçadas de paver também demandam manutenção contra o surgimento de matéria orgânica, porém, como já vimos, não sofre com trincas e rachaduras. Dessa forma, podemos dizer que a durabilidade da calçada de paver é maior, e quando é preciso fazer algum tipo de manutenção (peças soltas) é possível fazer a reposição sem comprometer a padronização da calçada.

 

A Artefatos de Cimento Santo Antonio trabalha com pavers de diversas espessuras e cores, produzidos dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade. Para suas dúvidas sobre calçadas de pavers, entre em contato ou faça-nos uma visita!

 

 

Gostou? Então compartilhe: